segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A importância da capacitação para o desenvolvimento do turismo local

CAPACITAÇÃO JÁ!

O processo de desenvolvimento turístico exige um atendimento diferenciado tanto ao turista quanto aos residentes locais e para isto, necessário se torna capacitar a população visando excelência na arte do bem atender e consequentemente, a fidelização do nosso cliente que trará mais e melhores negócios para a nossa cidade e região.

Despertar a sensibilidade dos moradores locais para que entendam que apenas possuir atrativos, ou potencial turístico, não é suficiente para que o turismo cresça e se desenvolva gerando oportunidade de negócios, emprego e renda é de extrema importância para o crescimento da economia, entretanto, o setor turístico só poderá produzir benefícios sociais, culturais, econômicos e ambientais, se for planejado dentro da realidade local, estadual, regional, nacional e até internacional se for acompanhado pela comunidade.

Como o turismo é uma atividade que se desenvolve graças aos atrativos que têm no município, utilizando serviços e gerando impostos locais, devemos envolver ao máximo a comunidade nos projetos que qualifiquem o nosso cidadão. Qualquer ação deverá ser trabalhada entre as autoridades e a comunidade. Sendo assim, com a população local envolvida e participando das atividades e cursos de qualificação, ela estará mais disposta a colaborar para que os resultados sejam mais eficientes e a nossa região cresça.

Sabemos que o turismo só existirá na cidade se ela estiver preparada para receber o turista, pois turista satisfeito volta, faz propaganda do lugar, traz seus amigos e familiares, aumentando mais ainda o número de turistas, gerando mais emprego, aumentando a renda e, conseqüentemente, melhorando a qualidade de vida da população local.

Sendo assim, conscientizar, sensibilizar, estimular e capacitar a comunidade, é o que devemos propor e apoiar às entidades que já estão atuando neste sentido.

Capacitar os atendentes em lojas, hotéis, supermercados e todos aqueles que lidam diretamente com o turista é essencial para desenvolver o potencial turístico não somente de Ilhéus, mas de toda a Costa do Cacau, assim sendo, a participação dos empresários é primordial neste contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário